Crise de Falta de Matéria-Prima: Como a Tecnologia pode Ajudar a Amenizar

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Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma grande queda no fornecimento dos insumos de matéria-prima, como o aço, embalagens e plásticos. Vários setores tiveram problemas, e ainda estão tendo, de fornecimento de matéria-prima. E isso causa uma cadeia na indústria, pois se há problema na matéria-prima básica, na commodity, toda a produção e fornecimento acabam ficando mais lentos. Até a indústria automotiva está encontrando problemas atualmente para conseguir componentes para montar os veículos.


Não há solução mágica, mas há indústrias que dão muita sorte para o azar. Indústrias que não estão organizadas para enfrentar uma crise desse tipo e deixam para fazer a programação de compras e a compra propriamente dita, muito em cima da hora ficam mais sujeitas aos efeitos desses problemas. Algumas atitudes devem ser tomadas para não pegar a empresa desprevenida, mas também não é recomendado comprar demais e inchar os estoques, pois isso gera problema de fluxo de caixa, de capital de giro, além de problemas de perecimento, vencimento de materiais e ociosidade.


O ideal é nivelar os estoques, para que ele fique mais protegido da lentidão de fornecimento da matéria-prima e componentes, sem inchá-los demais, para não gerar um problema financeiro grave para a empresa. E a melhor ferramenta para isso é a de planejamento de compras do ERP utilizando os conceitos do MRP2 (Manufacturing Resource Planning).


O MRP consegue visualizar a previsão de consumo da produção. Com base nessa previsão, é possível vislumbrar as entradas previstas de materiais das ordens de compras previstas. Também é possível ter uma previsão de vendas e, com ela, é possível aumentar o horizonte de tempo que o planejamento de compras será feito. E também é possível vislumbrar os estoques e apontar qual matéria-prima será necessária daqui a um mês, por exemplo.


Esse cenário tem a vantagem de possibilitar que a empresa comunique a um fornecedor sua programação, estabelecendo as quantidades necessárias para daqui a 15, 30, 45 ou 60 dias, por exemplo, em vez de pedir um material ao fornecedor para a mesma semana ou para a semana seguinte. 


Conseguir estabelecer os parâmetros de previsão de vendas é um diferencial, mesmo que sempre haja uma margem de erro - mas, com a experiência da área comercial da empresa, ela pode ser estabelecida dentro do sistema com uma boa assertividade. Quando essa previsão está no sistema, é também possível negociar com os clientes uma programação, para que eles não fiquem sem o seu produto. Isso faz com que a empresa tenha uma previsibilidade maior, para evitar a necessidade de compras de última hora. 


Isso ajuda até mesmo nos casos de produtos importados. Atualmente, a importação está muito lenta. Os custos de logística aumentaram, em alguns casos, em até mais de dez vezes. Então, os custos tendem a se tornar ainda maiores se não houver a possibilidade de trabalhar com previsibilidade. No caso de produtos importados, a previsibilidade pode ir de seis meses a um ano. 


Tudo isso deve ser trabalhado no planejamento da empresa de uma forma estratégica. A empresa precisa ter os números bem afinados, histórico de consumo dos produtos e, com ele, trabalhar uma previsão. É necessário também ter os leads times dos fornecedores atualizados. 


O MRP ajuda em todos esses aspectos. Ao trabalhar bem com o setor de compras e com ajuda da área de programação de conteúdo de produção e da área comercial, a empresa consegue ter os números afinados e reduzir a dificuldade de tratar com o tema complexo da escassez de fornecimento de matéria-prima e insumos para a indústria e as altas de custos.

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