O que é PCP e como pode mudar a gestão da minha pequena indústria

o-que-e-pcp


PCP significa Planejamento e Controle de Produção. Trata-se do setor responsável por organizar a produção. Para alguns, o tema pode ser muito básico, mas é comum se deparar com empresas e pequenas indústrias que ainda não conhecem e não sabem da existência deste setor, que é importante de ser criado para o negócio.

O que é o PCP?

O PCP é o setor responsável por organizar a produção de uma indústria. As empresas possuem gerente industrial, coordenador e encarregados que fazem isso. Mas será que sem um PCP é possível organizar a indústria, ficar satisfeito com os resultados obtidos, ter uma boa produtividade e ter um tempo de atendimento dos pedidos razoável? A função do PCP é aglutinar todas as informações necessárias para gerar o planejamento de produção e estabelece-las, planificar, especificar e gerar o que cada setor e departamento deve produzir, além de quando devem produzir. 


Ele facilita a gestão de atividades realizadas na produção e permite que os gestores possam tomar decisões de forma mais assertiva. O sistema torna possível o gerenciamento de recursos operacionais utilizados na produção, além de planejar e controlar o processo de fabricação de produtos. O seu objetivo é fazer com que o produto certo seja entregue na hora certa para o cliente certo.

Como funciona?

O PCP facilita o controle dos processos e funciona otimizando o uso de recursos. Além disso, diminui os desperdícios e garante que as entregas sejam feitas no prazo. Por isso, o PCP faz com que a empresa consiga produzir com mais qualidade e produtividade.


Ele funciona utilizando ferramentas da gestão de produção que o ERP precisa poder gerar para que ele consiga trabalhar, pois o PCP sozinho não consegue fazer muita coisa, com exceção de casos de empresas muito pequenas e com poucos códigos diferentes de produtos. Nestes casos, com o uso de planilhas, manualmente, pode ser possível fazer o planejamento da produção. 





Mas essa não é a regra geral, pois a indústria sempre possui alguma complexidade por trás, como muitos códigos diferentes ou muita diversidade de insumos utilizados para produzir um produto. Por isso, sem um software ERP, o processo manual fica muito trabalhoso, e às vezes não é viável. 


Empresas muito pequenas que não utilizam o PCP, em sua fase de implantação, podem buscar um profissional pronto no mercado, mas se não for possível, existe a possibilidade de selecionar alguém da própria fábrica que já conhece bem o produto da empresa e o processo, sendo que então essa pessoa pode ser capacitada para essas função no uso de ferramentas. 


Em caso de indústrias pequenas, que estão começando um processo de informatização de MRP e PCP, a ideia é tentar utilizar um sistema não muito complexo. Se a pessoa já conhece o produto da empresa e o processo, já é meio caminho andado. As ferramentas de gestão podem ser ensinadas para esse profissional, e isso se liga na mente dele, já que trata-se de seu dia a dia e o que ele conhece dentro da fábrica.


O PCP é uma ferramenta que automatiza o que muitas vezes é feito de forma empírica e sem o uso de um software específico. Por isso, muitas vezes o profissional é auxiliado e capacitado pela gestão da empresa a entender como as ferramentas funcionam. Aos poucos, ele vai colocando pilotos e entendendo o seu funcionamento e, com o tempo, a empresa tem um PCP implantado, ficando então essa pessoa como responsável por fazer a comunicação entre a área comercial e o chão de fábrica.

Methos Podcast

Conheça o Podcast criado por Especialistas Consagrados em Manufatura e Gestão para Organizar sua Indústria!

Cadastre-se para receber novidades!

Sobre a Methos

Formada em 1992, a Methos funde conceitos com necessidades reais e forma soluções prazerosas de utilizar e que contribuem para a organização da sua empresa.
Conheça o C2
Todos os direitos reservados  © 2020 Methos - Software de Gestão ERP na Nuvem para Indústrias.
Clique aqui para verificar nossa política de privacidade

Conecte-se com a Gente!