ERP para indústria: por que utilizar e 4 vantagens

ERP para indústria

Acompanhando a quarta revolução industrial, temos o ERP para indústria como um sistema realmente transformador, já que otimiza o fluxo de trabalho do chão de fábrica e potencializa os setores de suporte operacional.

Contudo, é comum associar seu funcionamento e benefícios apenas às demandas relacionadas à produção, quando na verdade, o sistema assertivo aperfeiçoa a gestão completa administrativa, financeira e, sobretudo, produtiva.

Nesse sentido, a Methos desenvolveu este conteúdo repleto de informações, dicas e vantagens, que mostram como o ERP industrial é a sua estratégia certeira para sobrepor desafios e estimular um chão de fábrica ainda mais eficiente e coeso. Confira!

Principais razões que mostram a importância do ERP para indústria

É válido dizer que o ERP é um sistema para toda gestão empresarial e lida com as demandas dos mais variados segmentos do mercado. No entanto, é na indústria que a tecnologia se mostra como o divisor de águas para maximizar os resultados.

Se por um lado a ferramenta favorece a gestão de uma empresa de serviços, por outro, condensa os processos industriais e facilita uma ação mais bem coordenada e integrada, promovendo maior poder aos gestores da organização.

Nesse contexto, a tecnologia do ERP para indústria desempenha um papel imprescindível para alavancar os processos a partir de uma visão gerencial global.

A seguir, reunimos 3 razões que mostram a real importância de investir na tecnologia certa para a sua indústria, acompanhe!

Integração dos processos

Por atender as demandas de todos os setores, o ERP industrial é desenvolvido para levar a integração a níveis altíssimos. Estamos falando de processos integrados como:

  • Solicitação do cliente.
  • Planejamento e controle da produção.
  • Compras e solicitações.
  • Faseamento dos procedimentos produtivos.
  • Geração de relatórios para análise.

Dessa forma, o sistema conecta cada ponto das informações adquiridas ao longo do fluxo de trabalho. Por conseguinte, há maior rastreio operacional em todos os níveis da indústria, como quando o líder precisa compreender o status atual da produção em tempo real.

Menor complexidade gerencial

Na maioria das fábricas é bastante corriqueiro a presença de incontáveis códigos de produtos, exigindo plena organização.

Com isso o sistema simplifica o monitoramento dos produtos criados, dos componentes estruturais alterados, bem como de produtos eventualmente interrompidos.

Logo, os dados e informações precisam estar devidamente organizados, atualizados e dispostos com clareza aos gestores.

A tecnologia, por sua vez, garante a gestão efetiva do inventário, acompanhamento dos produtos e cumprimento assertivo de obrigações legais, como o Bloco K.

Relatórios concisos para analisar dados

No momento em que a automação industrial do ERP permeia os processos, elimina-se a necessidade de levantar dados manualmente.

Ações manuais contribuem para um cenário de alto risco para a tomada de decisão dos líderes, já que seu embasamento é comprometido pela presença de relatórios com dados que não constituem a realidade da organização.

Todavia, o ERP para indústria impele a geração dos principais relatórios, completos e inteiramente a partir dos dados obtidos no próprio processo de produção.

4 vantagens cruciais do investimento no ERP industrial

Até aqui é possível notar que o investimento no ERP robusto é a única alternativa viável para lapidar seu chão de fábrica. Contudo, há algumas vantagens extras que agregam como vantagem competitiva no mercado.

1. Alta previsibilidade

A previsibilidade é resultado direto da geração ininterrupta de dados de qualidade nas etapas produtivas.

Esse cenário engrandece a inteligência industrial do seu negócio, viabilizando um mapeamento conciso das demandas, reajuste dos níveis e diminuição de gargalos.

Em outras palavras, é o mesmo que compreender como sua indústria atua, prevendo potencial crescimento ou decréscimo da demanda e tomando as decisões mais acertadas em cada cenário.

2. Estruturação e padronização operacional

Quando falamos em processos, é crucial considerar todos os setores da empresa. Desse modo, o sistema implementa a centralização das informações e racionaliza melhor as etapas seguintes de produção e gestão.

A ferramenta faz a coleta individualizada dos dados de cada departamento e identifica seu nível de contribuição na realização das ações de produção. Com isso a gestão padroniza melhor seus procedimentos.

3. Redução recorrente de custos

A implementação de um planejamento de produção enxuto e certeiro, diminui a perda de matéria-prima e demais insumos. Nesse sentido, há uma redução progressiva dos custos para operar diariamente o chão de fábrica.

Além de abrir margem para injetar novos investimentos, o gerenciamento automatizado proporcionado pelo ERP industrial, restringe consideravelmente as paradas não programadas, ou seja, mais eficiência operacional.

4. Ganhos expressivos em produtividade

O estímulo à maior produtividade é fruto, em partes, da previsibilidade citada anteriormente. Gestores e líderes atuam conscientes sobre os possíveis gargalos, a fim de agir antes mesmo de algo comprometer as linhas de produção.

Concluindo, se você enfrenta problemas diários para manter uma taxa de produção em equilíbrio com o retrabalho, certamente é o momento de focar no ERP para a indústria.

Caso precise de ajuda profissional nessa etapa, saiba que a Methos é a candidata ideal para auxiliar sua indústria ao longo de todo o processo da cadeia produtiva.

Entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar seu negócio com máxima eficiência. Não deixe de acompanhar o Blog Methos para mais dicas e até breve!

Methos Podcast

Conheça o Podcast criado por Especialistas Consagrados em Manufatura e Gestão para Organizar sua Indústria!

Cadastre-se para receber novidades!

Sobre a Methos

Formada em 1992, a Methos funde conceitos com necessidades reais e forma soluções prazerosas de utilizar e que contribuem para a organização da sua empresa.
Conheça o C2
Todos os direitos reservados  © 2020 Methos - Software de Gestão ERP na Nuvem para Indústrias.
Clique aqui para verificar nossa política de privacidade

Conecte-se com a Gente!