ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as
informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais
das empresas.
O Objetivo de um Sistema ERP é centralizar as informações e
gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade
empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores
acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à
tomada de decisões em todos os níveis do negócio.
Construídos sobre um banco de dados centralizado, os
sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema,
que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de
hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.
Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as
compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a
pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de
contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou
atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e
fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores
personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de
negócios.
O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o
controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo
todas as informações vitais de maneira acessível e clara.
Quais são os objetivos
da implantação de um Sistema ERP?
Os Principais objetivos da implantação de um sistema ERP
são:
– Automatização de tarefas manuais;
– Otimização de processos;
– Controle sobre as operações da empresa;
– Disponibilidade imediata de informações seguras;
– Redução de custos;
– Redução dos riscos da atividade empresarial;
– Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e
permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.
Quais os Benefícios da
implantação de um Sistema ERP em uma empresa?
– Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada;
– Blindagem contra fraudes e furtos;
– Redução de erros;
– Eliminação de retrabalho;
– Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM);
– Informação precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operações da
empresa;
– Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade;
– Redução de despesas administrativas, gerais e de vendas;
– Queda nos custos de estoque;
– Redução em custos de materiais;
– Redução do ciclo de venda;
– Reduz o lead time de produção e entrega;
– Diminuição de impressão em papel;
– Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas;
– Controle sobre processos de negócios que envolvem diferentes departamentos;
– Segurança da informação através da definição de permissões de acesso e log de
alterações;
– Facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns;
– Favorece o desenvolvimento, a implantação e utilização de SGQs (Sistemas de
Gestão da Qualidade) e adequação a normas como ISO e outras.
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