A Methos explica como montar políticas comerciais competitivas e alinhadas ao sistema de gestão.
Muitas empresas em diversos segmentos, principalmente no industrial, tem muitas maneiras diferentes de trabalhar, por exemplo, na questão do preço, desconto, comissionamento do vendedor e do representante, sistemáticas de frete e condições de pagamento.
Tudo isso pode ser definido pelo diretor ou gerente comercial da empresa para colocar os seus produtos no mercado de forma mais competitiva. A ideia é nunca ser simples demais, mas também não ser complexo demais. Se você, por exemplo, montar uma excelente política, com várias regras, mas que não pode ser automatizada em seu sistema, você cria um problema para a empresa.
Se essas regras forem muito complexas e exigirem customizações, saiba que elas irão gerar custos e que você não tem garantias de que essas regras são o melhor para a empresa.
Então a ideia é montar políticas comerciais que deixem a sua empresa competitiva, ajudando-a a fazer sucesso no mercado em que atua. Porém é muito importante que estas políticas estejam mapeadas e bem organizadas no software de gestão da empresa. Do contrário, serão necessários controles paralelos, planilhas e outros instrumentos para fazer controles manuais que, na maioria dos casos, gera custos excedentes, erros e falhas no processo, podendo gerar prejuízos para a empresa. Exemplo: comissão calculada a menos, gerando prejuízo e descontentamento do seu vendedor/representante.
Vamos trabalhar alguns exemplos. Imaginamos que você tenha 550 itens para vender em sua empresa e tenha que criar uma lista de preços para cada cliente. Com quantas listas você teria que trabalhar?Com certeza esse processo seria complexo e trabalhoso!
Uma alternativa é criar uma lista padrão e trabalhar com descontos. Por exemplo, você pode colocar um desconto maior para venda à vista, um desconto menor para venda com prazo de pagamento de 28 dias, ou zerar o desconto, em se tratando de desconto 28/56, condição de pagamento padrão de sua lista padrão.
Você pode definir, por exemplo, que o cliente X tem 5% de desconto sobre a lista. Uma regra simples, de fácil entendimento e operação pelo sistema. Assim, pode-se trabalhar essa competitividade nos diversos clientes e trabalhar com negociação que estabelece essa política comercial por cliente.
Trabalhar com essa política de descontos é muito mais simples de trabalhar do que com múltiplas listas.
A comissão é outra questão bem importante de ser trabalhada de forma objetiva, prática e que torne o seu vendedor/representante. Uma prática é a comissão por faixa de descontos. Se o vendedor deu um desconto de até 3%, por exemplo, cai 1% da comissão dele, quanto maior o desconto, menor a comissão. Podendo ocorrer até um bloqueio da venda se ele praticou um preço muito abaixo do permitido na política comercial da empresa.
Percebeu como você pode adotar regras simples e ainda conseguir ser competitivo e automatizar essas regras dentro do seu sistema sem gerar problemas de controles paralelos e outros mais? Por isso, defendemos estas estratégias para fazer com que a gestão da empresa e a TI estejam alinhadas para que os processos da empresa sejam competitivos e seguros.