O sistema Methos Cloud possui interfaces modernas e dinâmicas que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do usuário. Podem ser criados atalhos na área de trabalho do cliente, facilitando seu acesso no dia a dia aos programas mais utilizados. Também é possível consultas dos programas pelos seus nomes, sendo que várias telas podem ficar abertas ao mesmo tempo, podendo o usuário alternar o uso de um programa para outro.
As telas de consulta possuem opção de pesquisa básica e avançada com a possibilidade do usuário criar filtros personalizados e salvar os mesmos para uso posterior.
Os grids possuem colunas editáveis onde o usuário pode escolher quais as colunas são mais interessantes para a sua visão, sendo que essa escolha fica automaticamente salva para quando usar novamente o programa.
As telas que possuem cabeçalho e item, como por exemplo Pedido de Venda e Compra, tem a possibilidade de uso dos itens em tela cheia ou através de grades configuráveis onde o usuário pode definir quais colunas são mais importantes para a digitação e visualização dos itens.
Os relatórios possuem filtros poderosos que podem ser utilizados de forma combinada com vários campos de várias tabelas possibilitando múltiplas visões dos dados do mesmo, sendo que o usuário também pode escolher as quebras e ordenações, assim como pode determinar qual arquivo de saída deseja, dentre seis opções possíveis: Pdf, Html, Txt, Scr, Jpg e Xls (excel).
Existem também opção de criação de exportadores de dados para o Excel de forma personalizada pela equipe da Methos, quando podem ser criadas visões específicas para o negócio e o formato de administração das empresas.
Os documentos de saída do sistema, como Etiquetas, Pedido de Venda, Romaneio de Expedição, Orçamento para Cliente, Cotação de Compra, Ordem de Compra, Ordem de Produção e outros possuem vários layouts dentre os quais a empresa pode escolher sem custo ou ainda desenvolver de acordo suas próprias especificações mediante orçamento prévio.